A Fazenda Filomena, especializada na produção de ovos fertilizantes e ração animal, recebeu ontem, 1, a Licença e o Certificado de Adesão do Serviço Feito em Angola (SFA), para três dos seus itens de produção, nomeadamente, ovos, ração e, futuramente, a produção de galinha rija.
A cerimónia simbólica de entrega teve lugar nas instalações da fábrica, sita no Panguila, província do Bengo, e foi prestigiada pelo PCA do INAPEM, João Nkosi, que na ocasião procedeu a entrega dos documentos juntamente com a Administradora Executiva do mesmo instituto, Sheila Bandeira.
A Fazenda Filomena recebeu, igualmente, a licença e respectivo certificado, para uso do selo verde, referente à produção de fertilizantes orgânicos, resultantes da responsabilidade ambiental e o reaproveitamento de matérias orgânicas, para a produção do mesmo.
Ana Maria, Directora Comercial da unidade industrial, lembrou, em entrevista, que por conta das parcerias com o INAPEM, foi possível receber o financiamento no âmbito do PRODESI, na ordem dos 2,6 mil milhões de Kwanzas, dos 5 mil milhões solicitados.
A Fazenda Filomena, opera com 450 trabalhadores, entre eles, 425 angolanos e 25 estrangeiros, encarregues de produzir cerca de 650 mil ovos/dia. A fábrica tem a capacidade de albergar 82 mil aves, sendo que a industrialização de milho, principal matéria prima utilizada, provém das províncias do Bié, Malanje e Huambo.