Shoprite busca fornecedores nacionais de pescado para abastecer lojas

Rede sul africana de supermercados retalhista, líder no mercado angolano, uniu-se ao Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas – INAPEM, para juntos identificarem possíveis parceiros que possam, regularmente, fornecer peixe fresco e assim melhorar a oferta aos seus clientes.

A intenção foi manifestada esta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023, na província do Cuanza Sul, em Porto Amboim, por Salvador Emílio, Director Geral da Shoprite (link para https://www.shoprite.co.ao/ ) em Angola, na sequência de várias visitas que estão a ser realizadas desde hoje a algumas pescarias aderentes do Serviço Feito em Angola (SFA)(link para https://feitoemangola.gov.ao/noticias ), com vista a avaliar a capacidade nacional de abastecimento de peixes à rede sul-africana. Salvador Emílio teceu tais afirmações durante a visita à pescaria WengFestão.

O itinerário de visitas iniciadas hoje, decorre até 22 de Fevereiro e vai contemplar, também, as províncias de Luanda (14, 15, 20, 21 e 22), Namibe (16), Huíla (17) e Benguela (18). Neste processo estão incluídas lojas de referências do sector retalhista, entre elas, Deskontão (link: https://www.deskontao.co.ao/pt/home ), Kero, Candando (link: http://www.candando.com/ ) e a Freshmart (https://fresmart.net/ ).

Osvaldo Rasgado Administrador Executivo do INAPEM, referiu, durante a visita, que esta iniciativa liderada pelo seu instituto, se propõe, entre outros objectivos, a cumprir com uma das metas do PRODESI, que é promover o acesso das empresas ao mercado interno, e, consequentemente, impulsionar o ramo das exportações na região austral tendo em vista a presença consolidada do grupo Shoprite nos mercados sul africano e namibiano.

Sublinhar que entre os meses de Outubro e Novembro de 2022, o INAPEM desencadeou uma campanha massiva de mobilização das empresas em todo o país, com vista à adesão destas ao Serviço Feito em Angola, para permitir o acesso e a utilização do selo Feito em Angola, nos seus bens de produção nacional.

A referida campanha permitiu a adesão ao SFA de mais de 200 empresas tendo sido possível registar 673 produtos. A adesão ao Serviço Feito em Angola pode ser feita através do portal https://feitoemangola.gov.ao/ .

Partilhar: