A informação foi avançada ontem, 27, pelo PCA do INAPEM, João Nkosi, à margem do seminário dedicado à gestão de resíduos industriais, promovido pela direcção do Pólo Industrial de Viana. João Nkosi, referiu que esta quantia abrangiu 21 projectos financiados, sendo 19 só em Luanda, que se dedicam na valorização da cadeia de valor dos resíduos sólidos.
O gestor máximo do INAPEM intervinha, assim, no seminário sobre metodologias de gestão de resíduos industriais, quando dissertava num dos painéis dedicado à apresentação do Serviço Feito em Angola (SFA), focado no Selo Verde e nos seus benefícios fiscais para empresas amigas do ambiente.
Segundo o responsável “nos últimos quatro meses, o INAPEM ajudou a conformar e a caminhar para a banca 60 dossiês de crédito de projectos de resíduos sólidos, dos quais, 21 foram aprovados, junto dos parceiros habituais do INAPEM, com destaque para o Banco de Desenvolvimento de Angola”.
Este papel, lembrou, “vai continuar para garantir que as empresas, cooperativas e jovens empreendedores sejam assistidas no domínio do apoio financeiro e técnico”, tão necessárias para alimentar a sobrevivência das Micros, Pequenas e Médias Empresas” e, consequentemente, “fomentar o emprego e estimular a arrecadação de receitas a favor do Estado”, finalizou.
Empresas do sector instadas a aderir ao Selo Verde
No seminário que decorreu nas instalações do PIV e que contou com a participação de mais de 200 empresas, o PCA do INAPEM enfatizou, a importância das empresas que operam no sector da indústria transformadora, aderirem ao selo verde do SFA, de modo a garantir a responsabilidade ambiental e de sustentabilidade na economia verde, assim como, tirar maior proveito fiscal decorrentes da adesão.
Entre outras matérias, João Nkosi, explicou aos presentes os critérios de adesão, vantagens/benefícios da adesão ao SFA e o impacto do serviço na produção nacional.
O seminário sobre gestão de resíduos abordou, também, as metodologias de gestão de resíduos ambientais e os novos segmentos jurídico que apoiam o licenciamento da actividade com impacto ambiental.