A unidade fabril, com material de ponta, é uma das pioneiras na produção de ovos, ração e fertilizantes na Província do Bengo.
A Fazenda Filomena, uma unidade fabril, localizada na província do Bengo, responsável pela produção de ovos, farelos e fertilizantes, recebeu esta sexta-feira, 4, a visita da equipa técnica do INAPEM, que trabalha desde ontem nesta parcela do território nacional, no âmbito da campanha de expansão do Serviço Feito em Angola (SFA).
A delegação chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, percorreu todos os compartimentos da fábrica, tendo tido a oportunidade de avaliar as normas, níveis de produção e a capacidade de operação industrial com destaque às obras de construção da futura unidade onde poderá funcionar um centro de abate para a produção de frangos, até ao fim deste ano.
A unidade industrial, que está localizada numa área de 16 hectares, conta com silos de armazenamentos de farelo, com a capacidade de 10 mil toneladas.
A ração produzida, para além de embalada, também serve de suplemento para a alimentação dos pintos, que em duas naves, tem a capacidade de albergar 82 mil aves. Já na fase adulta, as aves em fase de abate, produzem 700 mil ovos por dia e com a perspectiva de aumento de produção. O milho, a principal matéria prima desta fábrica, é nacional, proveniente de diferentes províncias do país, como Bié, Huambo e Malanje.
A fábrica que gerou 450 postos de trabalho directos, entre eles 425 angolanos, e 25 estrangeiros, já usa o selo Feito em Angola, sendo que nesta altura emitiu o pedido formal de substituição do antigo para o novo selo, para conferir maior valorização nos seus produtos de origem nacional e tirar proveito das inovações operadas na reestruturação do novo rótulo do SFA.