O titular do INAPEM desenvolve desde hoje (3) até amanhã, 4, na Província do Bengo, uma intensa jornada de trabalho, que inclui, entre outras actividades, a apresentação do novo Serviço Feito em Angola (SFA), no âmbito da campanha de expansão deste serviço que tem sido dinamizado pelo seu instituto em todo o País desde o dia 26 de Outubro, assim como, efectuar visitas de campo a potenciais empresas aderentes ao SFA.
Neste primeiro de dia trabalho nas terras do “Jacaré Bangão”, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas –INAPEM, João Nkosi, foi recebido à sua chegada pelo Vice-Governador do Bengo para o sector Económico, José Pedro, com quem manteve um breve encontro de cortesia.
A jornada do PCA do INAPEM iniciou no auditório general Foguetão, no município sede do Dande, onde reuniu com os operadores económicos dos diferentes sectores da Província, para apresentar o novo rótulo do Serviço Feito em Angola.
No encontro em referência o gestor máximo do INAPEM destacou alguns serviços que este instituto privilegiará a todas as empresas que venham a aderir ao SFA, tal como a Certificação das Empresas à luz da lei 30/11, a Formalização da Actividade Económica, a Consultoria e Assistência Técnica, Acesso ao Financiamento, Capacitação e as metodologias de adesão ao selo Feito em Angola, bem como os benefícios fiscais decorrentes da adesão.
PAC reestruturado desembolsou cerca de 2.5 mil milhões de kwanzas em financiamento de projectos ligados às empresas e às cooperativas da Província do Bengo
O Programa de Apoio ao Crédito ao Crédito – PAC reestruturado, foi outra temática abordada pelo responsável durante o encontro com os empresários. Preocupações relacionadas com os projectos desembolsados e não aprovados, acesso a esta linha de financiamento e burocracias envolventes, foram alguns dos assuntos discutidos com os pares na referida reunião.
Neste momento, precisou o gestor, o PAC reestruturado, na Província do Bengo, conta com 149 processos em carteira, entre estes, 99 processos já encaminhados para o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), dos quais 78 aprovados, e 58 desembolsados.
Em menos de 5 meses, disse, “a província do Bengo, viu cerca de 2,5 mil milhões de kwanzas em financiamento de projectos de várias empresas e Cooperativas da província“, finalizou.
A jornada do PCA do INAPEM à Província do Bengo prossegue nesta sexta-feira, 4 de Novembro, com visitas aos projectos do sector produtivo desta jurisdição, tendo como enfoque as empresas aderentes do SFA.